-
Arquitetos: Chamorro Arquitecto, Elton&Deves Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é desenvolvida em um único nível e com contato direto com a terra a pedido de seus proprietários. Para alcançar esse desejo e produzir um terraço com o menor impacto em uma encosta íngreme, a casa foi organizada de forma linear, atravessando de uma colina para outra na mesma cota através de uma ponte sobre um pequeno riacho, que articula a área pública e a privada.
O contato com a terra na área pública se dá em ambos os lados e na área privada apenas na parte de trás devido à maior inclinação. O telhado é o grande protagonista da casa, que amarra formalmente o conjunto e permite controlar o clima muito extremo, de calor, frio e ventos intensos. É um manto sob o qual os ambientes estão dispostos, entrando, saindo e se torcendo para formar pátios protegidos do vento e se curvando para as vistas e orientações mais favoráveis. Gera grandes beirais protetores do sol com perfurações para ventilação e vista superior das colinas.
O treliça invertida abre e curva a casa em direção às colinas posteriores e para o vale, cordilheira e colinas distantes pela frente, amarrando visualmente a casa ao seu contexto. A ponte de conexão completamente envidraçada permite parar e apreciar a dupla vista sul e norte como um local muito hierárquico da casa no reconhecimento do terreno. Buscou-se uma materialidade que permitisse economia de energia com uma estrutura de telhado com muito ar de isolamento e estrutura principalmente de paredes de gesso, exceto alguns elementos estruturais em concreto.
Foram utilizados muito poucos elementos de acabamento afim de atingir uma solução unificada. Assim, os pisos são feitos do mesmo material em toda a casa e a madeira é a mesma para tetos, beirais, mobiliário e portas. O envoltório metálico e as paredes de concreto aparente foram pensados para uma leitura que fundisse a casa com a paisagem.